Inovacao

pre-finalistas

ALGAPLUS

Produção pioneira de macroalgas em aquacultura

Biólogos e investigadores, Helena Abreu e Rui Pereira começaram em 2006 a aprofundar a ideia de negócio das macroalgas através de um processo inovador: a aquacultura multitrófica integrada, ou seja, num mesmo sistema de produção, congregam os diferentes níveis tróficos da cadeia, o que permite fazer o controlo total de todos os processos pelos quais o produto passa. Em 2012 constituíram a empresa ALGAplus e instalaram-se nas margens da ria de Aveiro, mais concretamente em Ílhavo. Aqui, dizem, têm as condições ambientais ideais para produzir várias espécies, de forma ecologicamente sustentável.

As algas são dos recursos marinhos com mais aplicações: alimentação humana e animal, produção de biomateriais para a indústria alimentar, farmacêutica e cosmética. A porphyra (ou nori, muito utilizada no sushi, em português, erva-patinha) é uma das que trabalham. O ano passado produziram 30 toneladas de alga fresca e querem diferenciar-se pela qualidade.

Inovação

MONTIQUEIJO

Queijo fresco aromatizado com apresentação em barra

Na Montiqueijo, a arte de transformar o leite em queijo já vem de longe. Mas foi há pouco mais de cinco décadas que o avô paterno de Dina Duarte, hoje à frente do negócio, deu aos seus pais acabados de casar uma vaquinha para início de vida. Atualmente, esta empresa de Lousa (concelho de Loures) tem 1300 vacas. O queijo fresco e o requeijão representam
90% da sua produção queijeira. Apesar de trabalharem com um produto tradicional, procuram constantemente novos paladares e novas formas de o apresentar.

É aqui que entra a mais recente inovação: um queijo fresco disponibilizado em três variedades — aromatizado com alecrim, aromatizado com manjericão e tomate e tradicional —, num formato e embalagem diferentes dos habituais (em barra, ideal para servir à mesa ou vender fatiado) e em dois tamanhos distintos (400 g e 1300 g). Segundo aquela responsável, “conservar a genuinidade de um produto tradicional era o principal objetivo e, após vários testes e provas, conseguimo-lo”.