Vencedores 2018

Os Vencedores

Ideias com Potencial

Premiado: Quinta dos Fumeiros
Produto: Peito de pato fumado fatiado

A Quinta dos Fumeiros destacou-se com um inédito Peito de Pato Fumado Fatiado, uma sugestão sofisticada que conjuga funcionalidade e tradição. Pronto a comer, o Peito de Pato é produzido de forma artesanal, com o tempero de vinha de alhos típico do Minho, e defumado com lenha de azinho, o que lhe confere um sabor único.
Além de ampliar as variedades de fumeiro de aves disponíveis no mercado, a opção pelo pato permite levar aos consumidores uma carne nobre, de sabor marcante e com características que vão ao encontro de uma alimentação mais saudável, já que o pato é mais digestivo e menos calórico do que outras carnes de ave (frango, por exemplo), sendo fonte de zinco, ferro e vitaminas do Grupo B.
‘Inovar a Tradição’ é a estratégia que tem levado a Quinta dos Fumeiros a crescer de forma sustentável, desde a produção de enchidos de porco que esteve na sua origem, em 2006, às cerca de 30 referências de produtos de fumeiro, de aves e porco que disponibiliza atualmente sob o lema “Pequeno produtor, grande sabor”.


Menção honrosa: Nature Fields
Produto: Carne biológica Geo do Prado

Após o estabelecimento de parcerias com explorações de bovinos que apostam no Modo de Produção Biológico e estão localizadas em território do Geopark Naturtejo, a Nature Fields obtém uma carne de sabor único – classificada como “GeoProduto” – que já começou a comercializar sob a marca Carne Biológica Geo do Prado.
É esta carne de animais criados em pastagens e prados, em condições de bem-estar e em equilíbrio com o ambiente, que a Nature Fields está a transformar para levar aos consumidores em hambúrgueres e almôndegas, assim como em carne fresca e ultracongelada, de corte fino, em vácuo, skin pack e cuvete em atmosfera controlada. O projeto está igualmente a desenvolver a carne de ovino.
Fundada em 2013, a Nature Fields assume-se como promotora do desenvolvimento sustentável de Idanha-a-Nova, concelho integrado no Geopark Naturtejo (classificado pela UNESCO), e integra o protocolo que levou o concelho a integrar a Rede Internacional Bio Regiões. A sua atuação é muito ampla, estando envolvida em projetos tão diferenciados como a Carne Biológica Geo do Prado ou o voluntariado ambiental, como aconteceu no Projeto Rios.

Produtos transformados

Premiado: ManzWine
Produto: Vinhos ManzWine

A ManzWine é uma Boutique Winery empenhada na recuperação do passado vitivinícola da Aldeia de Cheleiros, Mafra e na recuperação de património vitivinícola e ampelográfico português, que assumiu como missão resgatar da extinção a uva autóctone Jampal.
A sua aposta passa pela plantação de uvas autóctones portuguesas, em especial a casta Jampal, e pela produção de vinhos de qualidade, que chegam já a 21 mercados internacionais. Na sua produção, salienta-se o único Monocasta Jampal do mundo, já considerado entre os 50 Melhores Vinhos de Portugal.
Além da vinha própria e de nova plantação em áreas recentemente adquiridas, a ManzWine estimula agricultores locais a plantarem ou recuperarem vinhas, apoia-os tecnicamente e assegura a compra da sua uva. A colheita própria é feita manualmente, assim como o transporte das uvas para a adega, e a tradição mantém-se também nos tintos, com os vinhos de lote.
A vertente de enoturismo é igualmente central na sua atividade e, além de ter construído um museu dedicado à história da aldeia e do vinho de Xeleiros, transformou um dos prédios mais antigos da aldeia na sua adega, onde recebe visitantes de todo o mundo.


Premiado: MVPGIN – Alimentos e Destilados
Produto: GOTIK GIN

A ribatejana MVPGIN nasceu do sonho de um produtor de Abóbora Manteiga que, com mais quatro empreendedores, decidiu investir na produção de destilados e especializar-se em Gins. O seu primeiro gin – Gotik Gin – tem a Abóbora Manteiga como ingrediente inédito e as sete destilações a que é sujeito resultam num suave London Dry, cristalino, de lágrima orgulhosa e persistente.
O primeiro gin ribatejano junta à abóbora 21 outros botânicos provenientes de produtores certificados da região, que lhe atribuem um bouquet distintivo e um caráter exuberante.
Além de aproveitar abóbora não comercializável por défice de calibre (que seria desperdiçada), Gotik Gin é destilado segundo técnicas ancestrais, em alambique de cobre, e a produção é apoiada por etanol, energia limpa ´gerada’ internamente.
O nome Gotik e a imagem que o representa são um tributo à arquitetura da capital do Ribatejo e do Gótico – Santarém -, simbolismo que tem sido levado a prestigiados concursos internacionais nos quais, neste primeiro ano, este gin já conquistou três prémios nas categorias puro e tónico.
Apostada em afirmar-se como uma destilaria de autor, a MVPGIN está já a realizar uma aposta estratégica na diversificação, com o desenvolvimento e comercialização de outros destilados.


Menção honrosa: Quinta dos Olmais
Produto: Azeite Olmais

Em 2016, nasceu a marca Olmais, um azeite biológico extra virgem de posicionamento premium que, em apenas dois anos, obteve 30 distinções, 26 das quais internacionais, e ganhou lugar entre os melhores azeites biológicos do mundo.
Produzido na Quinta dos Olmais com um posicionamento “farm-to-table”, é fruto de um investimento consistente na qualidade e sustentabilidade, e de uma forte aposta numa marca internacional e exclusiva. Diferencia-se ainda pela sua origem transmontana, com oliveiras de perfis típicos verdes, bastante diferentes do olival que predomina na Península Ibérica.
A área de olival, que se encontra em expansão, é toda de produção biológica e além dos olivais modernos e em plantação, que beneficiarão de sistemas de controlo de humidade e rega automática, a Quinta dos Olmais preserva cerca de 5 hectares de olivais tradicionais.
A par da certificação de qualidade ISO 9001:2015, Olmais conta com duas certificações de produção biológica, a Europeia e a, ainda mais restrita, brasileira.
Assente em detalhes de ouro sobre preto, o design da marca destaca a elegância do azeite, que segue quase exclusivamente para exportação (Brasil e Canadá), chegando aos consumidores em garrafas de vidro de 500 e 250 ml.

Inovação

Premiado: Brejo da Gaia – Queijaria Artesanal Gourmet
Produto: Queijo de kefir de leite de cabra

Os benefícios do leite de cabra e do Kefir juntam-se num Queijo de Kefir de Leite de Cabra, que se pode saborear atabafado e simples, e para quem preferir com orégãos ou recheio de compota artesanal.
Produzido com leite de produção própria e de forma manual, o Queijo de Kefir de Leite de Cabra é um queijo macrobiótico e integra a categoria dos chamados “superalimentos”, com baixo teor de lactose e de gorduras nocivas, propriedades probióticas e de reforço imunitário.
Apresenta-se numa embalagem simples, em papel e cartão reciclado, alusiva ao tipo de produção artesanal.
Este queijo é uma inovação da Brejo da Gaia, uma queijaria criada por dois irmãos zootécnicos em 2012, no seio de uma exploração de caprinos, o que lhe permite transformar o seu próprio leite de forma artesanal, moldando cada queijo individualmente. Vários prémios têm reconhecido os seus queijos, inclusive já este ano, com duas medalhas de ouro e uma de prata.


Menção honrosa: Destilaria Levira
Produto: Óleo de grainha de uva Graduva

Graduva é um óleo de grainha de uva, 100% genuíno, extraído mecanicamente por prensagem a frio e refinado a vácuo e baixa temperatura, que tem como matéria-prima grainhas de uvas portuguesas, subproduto da vinificação de vinhos destilados em aguardentes.
Inovação desenvolvida pela Destilaria Levira, Graduva é rico em antioxidantes, Vitamina E e Ómega 6, e tem maior resistência a altas temperaturas, sendo uma alternativa mais saudável para cozinhar e fritar, sem fumos nem odores, o que já lhe mereceu o selo da Fundação Portuguesa de Cardiologia.
O enchimento e a selagem hermética preservam a qualidade do produto final, que chega ao consumidor numa lata de design inovador, disponível em 250, 500 e 750 ml.
Fundada em 1980, a Destilaria Levira é uma empresa familiar, especializada na produção de aguardentes e licores, que preserva a genuinidade dos métodos e processos tradicionais. Distingue-se ainda pela capacidade de produzir aguardentes e licores à medida e pela qualidade comprovada pela certificação ISO 9001.

Produção Primária

Premiado: Agrotamanhos

A Agrotamanhos traz aos consumidores a única castanha DOP “Soutos da Lapa” do país, um fruto de qualidade que valoriza a variedade Martaínha.
De sabor, calibre e aspeto diferenciador, a Castanha Soutos da Lapa DOP é obtida com total respeito pelas práticas ancestrais da produção, com os castanheiros a crescer o mais naturalmente possível e mantendo a apanha manual, assim como a escolha da castanha, que se faz “uma a uma”, e que é seguida de um sistema de polimento que evidencia o brilho natural da variedade Martaínha.
Na Agrotamanhos, a tradição é apoiada pela ciência – houve inclusive colaboração com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – para responder aos exigentes requisitos da Denominação de Origem Protegida (DOP), da certificação em Modo de Produção Integrada e da medida agroambiental de Conservação do Solo.
Desta conjugação de saber tradicional e científico nasce o equilíbrio e a biodiversidade do ecossistema dos soitos, condições essenciais para obter uma castanha capaz de valorizar este alimento endógeno 100% português.
A Castanha Soutos da Lapa DOP chega ao consumidor em embalagens rústicas de 1 kg.


Premiado: PEC Nordeste com a Cooperativa Agrícola dos Arcos de Valdevez e Ponte da Barca
Produto: Carne da Cachena da Peneda DOP

A PEC Nordeste e a Cooperativa Agrícola dos Arcos de Valdevez e Ponte da Barca iniciaram, em 2014, uma parceria para a criação e comercialização da Carne de Cachena DOP, uma raça bovina de pequeno porte (a altura ao garrote não chega aos 1,15 metros), típica da alta montanha, que integra o património genético nacional (autóctone da península Ibérica).
A Cachena da Peneda é criada no Solar da Raça, em pleno Parque Nacional Peneda-Gerês, território classificado como Reserva Mundial da Biosfera, pela UNESCO, por ser um “laboratório vivo” para a “conservação de paisagens, ecossistemas e espécies”e para “o desenvolvimento sustentável a nível social, económico, cultural e ecológico”.
A alimentação equilibrada, sustentada no pastoreio livre em pastos naturais e complementada pelos cereais produzidos na exploração, é essencial para uma carne de excelente qualidade e identidade própria: tenra, ligeiramente húmida e muito suculenta, com pouca gordura intramuscular e uma consistência firme. Esta qualidade levou a organização internacional Slow Food a classificá-la no catálogo de “sabores esquecidos” e “ameaçados pela standardização industrial, mas com viabilidade económica e potencial comercial”.
A PEC Nordeste é uma empresa do Grupo AGROS, que opera há mais de 20 anos no apoio à produção pecuária nacional, na criação, abate, desmancha e comercialização bovinos, suínos e ovinos/caprinos.


Menção honrosa: Eduardo José Almeida Aires
Produto: Maçã riscadinha de palmela

A Maçã Riscadinha de Palmela é uma variedade regional muito apreciada pelo seu aroma forte, consistência crocante e sabor acre e doce, mas que se encontra quase extinta. Resgatá-la da extinção é o objetivo de Paula Castro e Eduardo Aires, que têm atualmente um pomar de média dimensão e árvores jovens, em conversão para Produção em Modo Biológico, e que foram pioneiros na ativação da Denominação de Origem (DOP) para a Maça Riscadinha de Palmela.
Esta é uma maçã pouco investigada em termos genéticos, o que dificulta a sua conversão para “Bio”, mas muitas das práticas em adoção no pomar apoiam o objetivo, desde a colocação de painéis foto voltaicos à trituração de sobras para adubo dos solos, passando pela polinização apoiada por colmeias e pelo controlo de pragas pela fixação de ninhos de pisco ruivo.
Além da venda da maçã fresca, Paula e Eduardo estão a desenhar vários projetos que visam o aproveitamento total da colheita, incluindo a transformação em maçã desidratada, pommé e geleia. Os testes já realizados, indicam que a versão desidratada tem todas as condições para se afirmar como um produto gourmet.