Ideias com potencial

pre-finalistas

MINHOFUMEIRO

Fumado de legumes como alternativa à carne

É na pequena aldeia da Correlhã, freguesia de Ponte de Lima, que se fazem desde há mais de 100 anos enchidos artesanais com os melhores ingredientes e sabores minhotos. A quarta geração da família Borges fundou, em 1993, a Minhofumeiro, que continua a apostar nas práticas de antigamente, mas ciente de que não existe futuro sem inovação. O mais recente produto desenvolvido promete surpreender, já que alia as técnicas de fumeiro tradicional aos legumes. Tem o formato de um paio e serve-se fatiado. “A estratégia foi criar um produto alternativo à carne, diferenciador e saboroso, para quem goste de comer e do que está a comer”, afirma o proprietário, António Paulino.

O truque deste sabor está não só na excelência dos ingredientes da região, mas também no cruzamento e na quantidade de cada legume e ervas aromáticas usados na mistura. Nome, ainda não tem, mas a Minhofumeiro conta começar a comercializar este produto ainda antes do final deste ano.

Ideias com Potencial

CASA DA PRISCA

O leitão confitado que mais parece acabado de fazer

O Grupo Casa da Prisca quis, há cerca de quatro anos, através da sua empresa AgroBacorinho, revitalizar a desaparecida raça de porcos bísara, autóctone na região de Trancoso, onde está sediado. Mais virado para a comercialização destes animais como matéria-prima, o ano passado, e para preencher uma lacuna no mercado, o produtor e empresário António Santos pensou num leitão confitado destinado ao consumidor doméstico e à restauração. Este produto, que deverá estar disponível no mercado antes do Natal de 2018, serve-se apenas na dose certa e acabado de ser confecionado no momento. Quando chega às prateleiras dos pontos de venda, já foi cortado em pedaços e cozido lentamente em vácuo, durante nove horas, num forno especial.

Depois pode ser refrigerado ou congelado. Por fim, em casa ou na cozinha do restaurante finaliza-se a preparação em apenas 20 minutos. O empresário assegura: “Fica com as mesmas características do confecionado no forno a lenha, isto é, dourado, estaladiço e com igual sabor.”