Ideias com Potencial
Premiado: GRAND CAROB
Produto: Bebida de Alfarroba
GRAND CAROB surge com o objetivo de criar valor do recurso precioso que é a alfarroba, pretendendo tornar-se a marca de referência internacional para os produtos feitos com alfarroba. Em julho de 2020 lançaram a primeira bebida vegetal feita com Alfarroba: 100% vegetal e natural, a bebida de alfarroba tem uma textura aveludada e um sabor único que se destaca pelas suas notas achocolatadas. Todos os produtos são criados de forma mais natural possível, sem recorrer a produtos artificiais e sempre a valorizar a matéria-prima.
Foi criada a pensar nas novas exigências – o mercado procura produtos 100% naturais, frescos, que mantenham os ingredientes e o sabor de produtos acabados de fazer.
Produtos transformados
Premiado: Cooperativa Leite Montanha
Produto: Queijo “Ilha dos Mistérios”
Este projeto passa por apresentar um queijo diferenciado pela coloração branca, cremosidade e sabor único e intenso, com ligação à Ilha do Pico e à sua história. O formato é típico do queijo do Pico – redondo com cerca de 3 a 5 cm de altura, entre 14 a 16 cm de diâmetro e com um peso entre 700 a 850 gramas.
A embalagem conserva e acondiciona o queijo, permitindo-o respirar, e promove a ilha e a história, a identidade e origem do queijo. Desvenda ainda os quatro mistérios existentes no Pico, ganhando o consumidor curiosidade de visitar a ilha.
Com foco na sustentabilidade familiar dos produtores e melhoria das condições dos seus funcionários, juntam o saber empírico dos colaboradores, habituados a trabalhar queijos neste formato, e um toque inovador, alterando e adicionando alguns componentes, resultando num queijo do Pico com um novo sabor e uma nova apresentação de um queijo.
Premiado: Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito
Produto: Vidigueira Vinho de Talha
Um saber milenar, um vinho de origem centenária. Símbolo maior do Alentejo, é um saber que passou de geração em geração com um património cultural muito próprio, que se impõe preservar e inscrever no legado cultural da região da Vidigueira, coração do Vinho de Talha. É uma técnica de fazer vinho em grandes vasilhas de barro, ânforas ou talhas. A produção de Vinho de Talha através das uvas provenientes de vinhas centenárias pretende, não só ter uma identidade fortíssima no que toca aos aromas, mas também preservar estas vinhas centenárias e castas brancas que vão desaparecendo nesta região: Antão Vaz, Roupeiro, Manteúdo, Diagalves, Larião e Perrum.
A Adega tem apoiado os seus associados para preservarem estas vinhas centenárias, mantendo-se fiel ao processo mais tradicional
Inovação em Embalagem
Premiado: FRAGOGEL
Produto: Gelado Biológico Mediterrâneo
Um gelado que é um tributo à típica torta Algarvia feita com frutos secos da região do Mediterrâneo: alfarroba, amêndoa, avelã e figo. Em 2018, este sabor foi distinguido na edição portuguesa do Gelato Festival (Competição Internacional de Gelados) com o prémio de melhor gelado de Portugal. Em 2019 a marca adquiriu a certificação biológica e o gelado Mediterrânico passou a ser vendido em caixas isotérmicas de 400 ml em supermercados biológicos a nível nacional.
A Fragoleto trabalha com produtores biológicos nacionais para o fornecimento das principais matérias-primas que compõem este produto, contribuindo para a sustentabilidade social das economias locais.
Produção Primária
Premiado: FHZ – Investimento Agrícolas
Produto: Espargos Verdes e Espargos Roxos
A FHZ – Investimentos Agrícolas surgiu em maio de 2017, conhecida como “Quinta dos Frescos”, e é uma empresa produtora de espargos biológicos no concelho de Ferreira do Zêzere. Conta com um total de 13ha de área plantada de Espargos Verdes e 1ha de Espargos Roxos. Sem produtos químicos de síntese, adaptam as técnicas de produção que foram deixadas pelos antepassados. A certificação Bio confere-lhes um selo oficial emitido de acordo com a legislação em vigor a todos os produtores que se comprometem a respeitar os ciclos naturais, a terra que trabalham, e, acima de tudo, que se comprometem a respeitar as gerações futuras.
O projeto está assente em 3 compromissos: Devolver à terra mais do que ela nos dá; Oferecer produtos sempre frescos e livres de produtos químicos; e Enriquecer a experiência dos colaboradores enquanto seres humanos.
Premiado: Alberto Neto
Produto: Azeite Virgem Extra Biológico
A Casa Agrícola de Valbom (1720) primou desde sempre pela produção de produtos agrícolas distintos, destacando-se o azeite. Atualmente, a Casa Agrícola é composta por 250ha de olival tradicional, dos quais grande parte são compostos por oliveiras centenárias, de variedades autóctones – Verdeal Transmontana, Cobrançosa e Madural – sendo os restantes olivais, mais jovens, mas mantendo as variedades autóctones, visto que a Casa Agrícola valoriza a inovação, as tradições e origens e a sustentabilidade ambiental.
O produtor decidiu lançar uma marca própria de azeite biológico, distinguindo-se da marca Casa Valbom (já no mercado nacional desde 1971), apostando nos olivais mais jovens, oferecendo assim ao mercado um produto que transmite sabedoria, confiança e qualidade. O azeite Estacal é proveniente de um processo rigoroso e controlado, desde o cuidado dos olivais à seleção das azeitonas (apenas provenientes da árvore) até à sua transformação em lagar próprio.
Menção honrosa
Premiado: BioApis
Produto: Mel de agricultura biológica, de castanheiro, rosmaninho e urze
Mel em Modo de Produção Biológico, garantindo a sustentabilidade dos recursos ambientais, com apiários de produção em locais de vegetação espontânea. Aliam técnicas de maneio e tratamentos sanitários das abelhas a práticas naturais. A alimentação das abelhas é feita à base de uma mistura de mel e açúcar bio, apenas suplementada em períodos de carência extrema. As ceras da exploração são reconvertidas e reutilizadas no processo produtivo de novas colónicas. Dão cumprimento ao regulamento comunitário para a produção biológica de mel e de produtos apícolas e garantem o fornecimento de um mel 100 % natural, autêntico e produzido em modo biológico. Em 2020 contavam com 800 colmeias e tinham como objetivo chegar às 1500 em 2021.
Com início da produção em 2003, a empresa foi criada em 2008 e lançaram um investimento na criação da melaria própria que permite extrair, acondicionar, embalar e comercializar as próprias produções.
Premiado: Destilaria Black Pig
Produto: Gin
O projeto teve início em 2007 com a plantação do primeiro pomar de medronheiros no Alentejo. Situada em plena costa alentejana, produz gin, rum e medronho. Em 2019, a marca Black Pig Alentejo, com o seu Gin, tornou-se numa das marcas mais premiadas em toda a Europa. O seu modo de produção artesanal, respeitando os preceitos e tradições alentejanas, trabalhando exclusivamente com botânicos do montado e da costa alentejana, sem pegada ecológica e com consciência ambiental, fazem com que se produza um produto genuinamente alentejano e sustentável. Representa a cultura alentejana através da criação do pata negra em regime extensivo, em pleno montado em sintonia com árvores autóctones como o sobreiro e medronheiro. O pata negra, o verdadeiro senhor do montado, serve de inspiração para o nome do conceito Black Pig Alentejo.