Edição 2017

Os Vencedores

Ideias com Potencial

Premiado: Prisca Alimentação
Produto: Leitão confecionado

A Casa da Prisca propõe-se avançar com a colocação no mercado de um novo produto: o leitão Bísaro confecionado, através de uma técnica inovadora de pré-assadura. O produto estará disponível em dosagens diferenciadas e permitirá ao consumidor o acesso rápido e sem perda das caraterísticas típicas e organoléticas do tradicional leitão assado.

A Prisca – Alimentação, S.A. é uma média empresa que se insere na indústria transformadora alimentar. Está localizada em Trancoso, no distrito da Guarda e dedica-se, desde a sua fundação, à produção e comercialização de produtos à base de carne, especificamente enchidos diversos e presuntos. Produz igualmente doces e compotas diversas.

Produtos transformados

Premiado: Elderink Lacticínios  
Produto: pimento recheado

Os pimentos recheados da Elderink Lacticínios são comercializados sob a marca TIPIACE e são a mais recente novidade desta recém criada empresa. A elevada e reconhecida qualidade do leite produzido pela Herdade das Pedras, onde se encontra a vacaria, permite a produção de massa de queijo creme fresca a partir do leite inteiro, com tratamento térmico lento a baixa temperatura (ou seja, pasteurização lenta), com fermentação igualmente lenta e demorada, o que torna o produto com baixo teor em lactose, Ph baixo (na ordem dos 4,5), inibindo assim o desenvolvimento de microrganismos.

A empresa Elderink Laticínios, surge em 2016 com a finalidade de colocar no mercado produtos de qualidade e inovadores garantindo a valorização da matéria-prima. A Herdade das Pedras localizada em Santa Susana, Redondo com cerca de 190 hectares, conta com um efetivo de 1000 animais.


Premiado: Padaria e Pastelaria A Flor de Aveiro
Produto: Bolo do Morgado do Bussaco

O Morgado do Bussaco é um doce Tradicional, oriundo da Mata do Bussaco, do distrito de Aveiro. É um bolo à base de 0% de farinha de trigo (isento de Glúten), noz, ovos moles de Aveiro IGP e mel. A paixão pela doçaria tradicional e conventual dos sócios Pedro e Milú, levaram-nos a recuperar uma receita perdida e, após testes e melhorias diversas, chegaram a “Bolo Morgado do Bussaco”, que rapidamente se tronou na referências das diversas especialidade da empresa.

A empresa Padaria e Pastelaria Flor de Aveiro, Lda. abriu ao público em 1995. Em 1999 foi comprada por os atuais proprietários. Com um esforço de equipa, criou-se uma fórmula de trabalho, onde harmoniosamente se concilia o fabrico tradicional e o vanguardismo que caracteriza a pastelaria atual.

Inovação

Premiado: Montiqueijo
Produto: Queijo fresco em barra

O projeto QUEIJO FRESCO EM BARRA da Montiqueijo tem como objetivo o desenvolvimento de um novo conceito de queijo fresco, original, visando o alargamento da gama de produtos que, para além de conservarem os requisitos principais de queijo fresco tradicional produzidos a partir de leite de vaca, se diferencie em forma, tamanho e trabalhabilidade, em consonância com o nicho de mercado alvo que se pretende alcançar.

A Montiqueijo – Queijos de Montemuro, Lda é uma empresa de produtos lácteos, especializada na produção de queijos de vaca, fundada em 1963 pelo casal Carlos e Ludovina Duarte, onde a tradição no paladar permanece desde as gerações mais antigas. A família Duarte iniciou a sua atividade com uma pequena queijaria em Lousa, para vender queijo fresco em Lisboa e rapidamente conseguiu impor-se, sendo atualmente umas das principais marcas portuguesas produtoras de queijo fresco, requeijão e queijo curado de vaca. É a única marca em Portugal que produz os seus queijos desde a origem.


Menção Honrosa: ALGAPLus
Produto: Algas diversas

A ALGAPlus produz macroalgas e produtos derivados em ambiente controlado e com certificação biológica. Como elementos diferenciadores apresenta uma produção sustentável sob o conceito de aquacultura multi-trófica integrada (IMTA), uma forte componente de I&D e o apoio técnico constante aos clientes.
As macroalgas ALGA+® são a solução para as empresas dos setores alimentar e cosmética que procuram um ingrediente natural, sustentável e com garantia de qualidade, rastreabilidade e fornecimento contínuo que lhes permita diferenciar os seus produtos. Tok de Mar® (produtos alimentares) e SeaOriginals (produtos de bem-estar) são as duas outras marcas da ALGAPlus.

Produção Primária

Premiado: Orivárzea
Produto: arroz carolino

O arroz carolino é um tipo de arroz genuinamente português, e que, após longos anos de esquecimento, entrou em processo de recuperação pelo empenho da Orivárzea e dos produtores portugueses que asseguram a produção deste produto.

A Orivárzea é o maior produtor de arroz de Portugal, o maior agrupamento e o maior produtor de arroz carolino. É a única empresa do sector que tem todo o processo, desde a semente que é multiplicada anualmente para produção própria e também para outros produtores, passando pela armazenagem em condições excelentes para que o cereal se mantenha em excelentes condições, tendo hoje o maior centro de armazenagem deste cereal em Portugal, passando depois pelo descasque, branqueamento e embalamento do arroz por si produzido, finalizando com a comercialização do arroz embalado nas suas marcas BOM SUCESSO, BABY RICE E BELMONTE e em marcas de alguma distribuição, como por exemplo a marca Terra dos Sabores.


Premiado: PEPE Aromas
Produto: figo da Índia

O figo da Índia é o principal produto da exploração da PEPE Aromas, empresa que se dedica à produção e comercialização do vulgarmente conhecido por “figo-da-índia” (Opuntia Ficus Indica). Além do fruto, praticamente toda a planta é utilizável, seja para alimentação seja para a indústria cosmética (palmas, flores e sementes).

A Pepe Aromas é uma empresa agrícola familiar que nasceu em 2013, com intenção de desenvolver um projeto biológico, sustentável, que promova boas práticas ambientais na agricultura. A Pepe Aromas é assim uma empresa de agricultura biológica, certificada em MPB pela SATIVA, e em processo de certificação pela Global Gap.


Menção honrosa: Cooperativa A Lavoura de Paços de Ferreira
Produto: criação de porcos bísaros

O projeto “Bísaros da Lavoura” é um projeto inovador, Cooperativo e de apoio aos produtores muito pequenos na criação do porco Bísaro, para venda de Leitões, numa cadeia de comercialização muito curta porque leva os produtos dos produtores ao consumidor diretamente. A criação dos porcos é feita em regime semi-extensivo ou extensivo, com os animais ao ar livre, com o máximo de bem-estar animal e respeito pelo ecossistema.

Na sua alimentação são usados produtos da exploração, com cereais, batata, frutas e hortícolas e sobras da alimentação humana, como frutas e hortícolas, reduzindo os desperdícios, fazendo reaproveitamento de muitos produtos e reduzindo a ração industrial, preservando o ambiente, reduzindo o lixo doméstico e usando menos matérias-primas. Como os animais estão ao ar livre e em pastoreio, existe fertilização natural dos pastos e está em plena harmonia com o meio ambiente.

O Porco da raça Bísara é uma raça autóctone desta região e este projeto é para preservar esta raça que está em vias de extinção e a criação é feita como era tradicionalmente, para ter carne de boa qualidade e aproveita técnicas modernas e materiais mais eficientes para melhorar o bem-estar animal, melhorar a rentabilidade desta atividade e reduzir o consumo de matérias-primas compradas, o consumo de energia.