Edição 2015

header-vencedores-2015

Legumes e preparados de Legumes

categorias-legumes
• Segredos da Floresta

Segredos da Floresta é uma marca criada por Sandrina Alves, que possui uma produção de cogumelos em Vila Pouca de Aguiar. Este projeto resulta de uma larga experiência e dedicação ao mundo dos cogumelos, um alimento rico, versátil e extremamente saboroso.
A empresa aposta na diversificação das formas de consumir cogumelos e outros produtos florestais – desde cogumelos frescos, desidratados, transformados, licores, compotas, mel, chocolate, farinhas e condimentos, produzidos de forma artesanal e sempre com produtos de excelência, respeitando o ambiente e a natureza.

Produtos Biológicos

produtos-biologicos
• Aromáticas Vivas, Lda

A Aromáticas Vivas foi criada em 2009 e possui 2 hectares dedicados à produção de ervas aromáticas frescas: em vaso e cortadas. As instalações são em Viana do Castelo e pertence a sócios locais e a uma multinacional sueca, a Spisa. Neste momento a Spisa é a maior produtora de ervas aromáticas em vaso da Europa e deu todo o seu Know-how de produção à Aromáticas Vivas.
A Aromáticas Vivas produz durante todo o ano 9 variedades de ervas aromáticas diferentes (salsa, coentros, manjericão, tomilho, alecrim, orégãos, hortelã-menta, stevia e cebolinho) e outras espécies sazonalmente como o poejo ou a salva.
A Aromáticas Vivas possui a Certificação de Modo de Produção em Agricultura Biológica e de Global Gap, ou seja de cumprimento das boas praticas agrícolas. A Aromáticas Vivas comercializa para todas as grandes superfícies no mercado ibérico.

Carnes e preparados de carne

categorias-carne
• PROMERT – Agrupamento de Produtores de Bovinos Mertolengos, S.A.

A Promert foi criada em 2006 por um grupo de produtores de bovinos Mertolengos com o objetivo de concentração da oferta e reforço da posição dos produtores na cadeia de valor. A empresa é atualmente responsável pela comercialização da “Carne Mertolenga, DOP”.
A raça Mertolenga, intrinsecamente ligada ao montado alentejano, contribui de forma decisiva para a sustentabilidade desse ecossistema natural único, um dos mais biodiversos do mundo. Neste sistema de produção, tão genuinamente Português como a própria raça, tem ao seu dispor bolotas, ervas e toda a flora silvestre que contribuem para a excelente qualidade do produto final: a “Carne Mertolenga DOP”.

Frutas e preparados de Fruta

categorias-fruta
• Azevagro – Produção e Comercialização de Produtos Agrícolas, Lda

A FRUTAFORMAS é um projeto de desidratação de fruta sediado em plena região Oeste, que surge com dois grandes mobilizadores: a saúde e a nutrição. Desenvolvemos snacks de fruta 100% naturais, sem quaisquer adições ao longo do processo, repletos de sabor – o sabor inconfundível da fruta 100% nacional.
A qualidade das matérias prima utilizadas, Pera Rocha do Oeste (DOP), Maçã de Alcobaça (IGP) e Ananás dos Açores (DOP) garantem uma qualidade e diferenciação ímpares, contribuindo também para um maior desenvolvimento das regiões envolvidas. A inovação patente no projeto FRUTAFORMAS garante ainda o desenvolvimento de produtos distintos, inovadores e que contribuem para a criação de hábitos alimentares mais saudáveis. Na FRUTAFORMAS, Damos Nova Forma à Fruta.

Produtos processados

categorias-vinho
Queijos:
• COCEBA – Cooperativa Agropecuária de Celorico da Beira

A Região em que se insere a COCEBA é conhecida pela Capital do Queijo Serra da Estrela. O objetivo da empresa é o de recuperar e promover um património de elevada como é o queijo DOP Serra da Estrela. Nesse sentido, tem inovado no ponto de venda , sendo disso exemplo as lojas nos aeroportos de Lisboa e Porto , onde se vende com distinção.
Particularmente, o projeto “Condominio Rural” tem por objetivo a manutenção das boas práticas artesanais da produção do queijo serra da estrela.

Vinhos:
• Sociedade Agrícola Quinta da Lagoalva de Cima

A Sociedade Agrícola Quinta da Lagoalva de Cima S.A., estende-se pela margem sul do rio Tejo, zona ribatejana de especial beleza, produzindo vinhos de grande qualidade que têm vindo a ser reconhecidos pelos especialistas nacionais e internacionais como testemunham os prémios obtidos.
Essa notoriedade é resultado de um moderno sistema de condução das vinhas constituídas por castas nacionais e internacionais escolhidas pelas suas aptidões enológicas marcantes, uma vincada personalidade resultante do microclima e “terroir” onde estão implantadas, mas também pela modernidade da adega e filosofia de produção.

VER GALERIA DOS VENCEDORES